Artigo por José Eduardo Soares
No dinâmico mundo do varejo, onde as mudanças são a única constante, a Inteligência de Mercado atua como um farol, ajudando as empresas a entenderem os movimentos da concorrência e as mudanças no comportamento do consumidor ao longo do tempo. Mas, afinal, o que é Inteligência de Mercado? Trata-se de um processo analítico que permite às empresas coletar, analisar e interpretar dados sobre o mercado em que atuam, incluindo informações sobre concorrentes, clientes e tendências gerais. Esta poderosa ferramenta não apenas ilumina o caminho para estratégias de negócios mais eficazes, como também capacita varejistas a reagirem com velocidade e segurança aos movimentos do mercado.
O principal papel da área de Inteligência de Mercado é definir uma segmentação geográfica eficaz da área onde o varejista atua. Cada mercado possui sua própria composição de concorrentes e consumidores com distintas características socioeconômicas. Ao dividir o mercado em segmentos geográficos adequados, os varejistas podem definir e executar diferentes estratégias para cada área específica. Esta abordagem permite uma precificação ajustada por região bem como o acompanhamento detalhado do market share por categoria e região.
QUER SABER MAIS?
Confira a matéria completa no site:
https://www.logweb.com.br/artigo/inteligencia-de-mercado-a-bussola-do-varejo-moderno/